image

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Criado pelo decreto nº 86.060 de 02 de junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Antes de tudo; O parque nacional dos lençóis maranhenses está inserido no bioma Cerrado e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.

E Mais!

A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas, à primeira vista; tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque, que transformaram Lençóis em um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação da natureza!!

Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil,, Além disso; se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Tudo isso com a emoção de um passeio fora de estrada em veículos 4×4 credenciados especialmente adaptados para percorrer o terreno arenoso e alagado da restinga dos Lençóis Maranhenses.

Aqueles que preferem caminhadas longas e interação com comunidades tradicionais, podem ainda se aventurar a atravessar o campo de dunas, ao mesmo tempo; ter a experiência de pernoitar nos oásis do “deserto brasileiro”.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é o principal destino indutor do turismo no estado. Está inserido no Cerrado mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas.

Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas que se formam no período chuvoso da região.

O parque está inserido em 3 municípios maranhenses, que dispõem de estrutura para recepção e condução de visitantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz., Definitivamente; é um lugar BOM DE IR !

O QUE FAZER

  • Caminhadas
  • Observação de fauna
  • Piquenique nas áreas abertas a visitação
  • Banhos nos lagos
  • Esportes náuticos
  • Passeois de bicicleta
  • Direção fora de estrada

Fonte https://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/

Compartilhe com seus amigos !
P QUANDO IR

A chuvosa, de fevereiro a maio, e a seca, de junho a janeiro. Após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses apresenta seu mais belo cenário, pois as lagoas interdunares estão cheias.

Conforme o período seco avança as lagoas secam pouco a pouco, chegando em novembro com o nível bem baixo. Mas é bom deixar claro, isso tudo depende do regime de chuva do ano, portanto,

Acima de tudo; é sempre bom buscar informações com a administração do Parque Nacional ou com o receptivo local.

O melhor período para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro, mas a unidade está aberta a visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 08:00 às 18:00.

P COMO CHEGAR


As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.

Barreirinhas – O principal acesso é pela rodovia MA-402, com asfalto em boas condições de tráfego. A cidade possui estrutura para hospedagem e alimentação e várias agências de turismo proporcionam passeios para o Parque Nacional e outros atrativos, como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no rio Formiga.

Para aqueles que buscam mais aventura, outra rota de acesso é via Paulino Neves/MA. Esse trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral Piauiense e termina no Maranhão.
Nessa rota é possível visitar 3 unidades de conservação federais: Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas começa com a travessia do rio Preguiças de balsa. Daí em diante apenas veículos com tração 4x4 equipados com snorkell seguem viagem.

Santo Amaro – Para chegar em Santo Amaro é necessário percorrer a rodovia MA-402. A cidade possui pousadas e restaurantes e fica a menos de 2 km do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que pode ser acessado a pé ou em veículos tracionados.

P ORIENTAÇÕES


• Os serviços de transporte e condução de visitantes devem ser realizados por veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes credenciados.

• Não é permitido o transporte de visitantes ou a realização de passeios com veículos particulares.
• É proibido a venda, porte e consumo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas no Parque Nacional.
• É proibido o trânsito de veículo motorizado sobre o campo de dunas livre.
• É proibido fazer fogueiras, ascender churrasqueiras ou fogareiro.
• É proibido a entrada de animais domésticos.
• É proibido entrar no Parque Nacional em quadriciclos, motos, bugres, bem como realizar enduros e/ou rallys.

Infrações a essas normas sujeitam o visitante e os prestadores de serviço a multas, de acordo com o decreto 6.514/08 e a lei de crimes ambientais (9.605/98). Ajude o ICMBio a proteger esse patrimônio nacional e promover o desenvolvimento sustentável da região, Contudo; seja um visitante consciente!

P Segurança


Lembre-se sempre de levar água mineral ou outros hidratantes para o passeio, todos os veículos credenciados são obrigados a fornecer caixa térmica com gelo.

Mantenha-se hidratado durante todo o passeio! O passeio tem duração média de 04 horas, portanto, leve também um pequeno lanche leve, preferencialmente frutas frescas e sanduiches.

A região dos Lençóis Maranhenses fica a 02º da linha do equador e por isso apresenta alta incidência de raios solares durante todo o ano.

Use filtro solar ou proteja-se do sol com roupas leves de cores claras e chapeu ou boné. E lembre-se: não é permitido a utilização de bronzeadores, clareadores de pelo, óleos corporais e produtos de higiene nas lagoas e rios do Parque Nacional

Colabore com a manutenção da qualidade da água das lagoas! Não há banheiros públicos nem venda de alimentos e bebidas no interior do Parque Nacional.

Para sua própria segurança e dos ambientes protegidos, siga sempre as orientações do Condutor de Visitantes e da sinalização do Parque Nacional.

Avalie-nos e escreva um comentário

Recomenda-se que sua avaliação tenha pelo menos 140 caracteres

Você concorda e aceita nossos Termos e Condições para publicar esta avaliação?

image

Detalhes adicionais

  • Detalhes adicionais como Meia entrada por exemplo::Atualmente não há cobrança de ingresso pelo ICMBio. As agencias e operadores de turismo credenciados junto ao parque cobram valores referentes aos seus serviços. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (98) 3349-1267, ou e-mail: pnlm@icmbio.gov.br
  • Precisa de Ingresso?:Não
Mostre tudo
    Mostrar os horários
    • Sábadoaberto 24 horas
    • Domingoaberto 24 horas
    • Segundaaberto 24 horas
    • Terçaaberto 24 horas
    • Quartaaberto 24 horas
    • Quintaaberto 24 horas
    • Sextaaberto 24 horas
    image